Controle Ovulatório

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A Ultrassonografia para Controle da Ovulação é um exame em que são realizadas ultra-sonografias seriadas (em geral três exames), em dias alternados, para que seja definido o dia mais provável da ovulação.

O primeiro exame é feito por via suprapúbica (via abdominal) e por via transvaginal (a etapa por via abdominal é importante para que seja feita uma avaliação da bexiga, útero e ovários, além da pesquisa de lesões adjacentes a esses órgãos; a etapa por via transvaginal complementa as informações obtidas na etapa por via abdominal, oferecendo maior resolução e sensibilidade para a avaliação dos ovários e do útero).

Para este exame a repleção da bexiga é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultra-sônicas, facilitando a visualização e avaliação da área a ser examinada.

Os exames subseqüentes serão realizados apenas por via transvaginal.

O primeiro exame é realizado preferencialmente entre o 10º e o 12º dia do ciclo menstrual, ou a critério do médico solicitante.

Os demais exames serão realizados em média de dois a quatro dias após o primeiro exame à critério médico.

Preparo:

Este exame necessita de preparo prévio apenas para o primeiro exame.

  • Para realizar o primeiro exame você deverá tomar quatro copos de água ou outro tipo de líquido não gasoso, 1 hora antes do horário agendado. Caso tenha alguma dificuldade na ingestão ou na retenção do líquido, deixe para beber a água na clínica. Para isso, chegue com 1 hora de antecedência.
  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.