Próstata (por Via Abdominal)

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A Ultra-sonografia de Próstata por Via Abdominal (suprapúbica) é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações e/ou lesões da bexiga, próstata e vesículas seminais, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas, além de ser o método de avaliação no estudo das dimensões prostáticas e suas repercussões no esvaziamento da bexiga, oferecendo o mínimo de desconforto para o paciente.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. Para este exame a repleção da bexiga é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultra-sônicas, facilitando a visualização e avaliação da área a ser examinada.

Após o exame o paciente deverá esvaziar a bexiga para a mensuração do resíduo urinário, fundamental para o diagnóstico de retenção urinária e sua relação com as dimensões prostáticas.

Este exame necessita de preparo prévio.

Para realizar este exame você deverá tomar água ou outro tipo de líquido não gasoso, observando as seguintes orientações:

  • Beber quatro copos de água 1 hora antes do exame e não urinar.
  • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.