Hipocôndrio Direito

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

A Ultrassonografia do Hipocôndrio Direito é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações dos órgãos dessa região: fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas.

A ultra-sonografia tem se mostrado um método de alta sensibilidade para o diagnóstico das patologias que incidem sobre essa área, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

A prova de Boyden consiste em um exame complementar para avaliar os mecanismos de contração e esvaziamento da vesícula biliar.

Para este exame é necessário jejum, porque evita que a vesícula biliar se esvazie e permite visualizar e avaliar de forma adequada a área examinada.

Preparo:

Este exame necessita de preparo prévio.

Para a realização deste exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações:

  • Jejum de 8 horas.
  • Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água. Mesmo que você já tenha feito cirurgia da vesícula o jejum continua sendo obrigatório.
  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.