Transvaginal

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Este exame mostra as condições do útero, trompas, endométrio e ovários. Detecta muitas patologias que acometem os órgãos e estruturas citadas, dentre estas miomas uterinos, cistos ovarianos, vários tipos de câncer na região pélvica, gestações iniciais superiores a 4 semanas, o posicionamento do DIU, entre outras. O ultrassom transvaginal é um exame diagnóstico no qual é introduzido pela vagina um pequeno bastão em formato tubular envolto com preservativo (camisinha) e gel lubrificante que permite maior proximidade dos órgãos pélvicos e, portanto melhor precisão. Ele também chamado de ultrassom intravaginal ou Endovaginal.

O exame é indolor e de rápida realização, causando o mínimo desconforto possível para a paciente.

Preparo:

Este exame necessita de preparo prévio.

  • Para realizar este exame você deverá tomar quatro copos de água ou outro tipo de líquido não gasoso, 1 hora antes do horário agendado. Caso tenha alguma dificuldade na ingestão ou na retenção do líquido, deixe para beber a água na clínica. Para isso, chegue com 1 hora de antecedência.
  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.